teologia-da-carta-aos-efesios
O ensino quanto à igreja é um dos elementos mais marcantes da epístola. Em primeiro lugar, temos o uso absoluto do termo, que já foi discutido aqui. O apóstolo vê toda a comunidade cristã em todo o mundo, ligados em uma unidade, uma comunhão, um corpo. Ele continua com uma visão mais elevada do que o homem nunca tinha tido antes. Mas há um ensino mais profundo na epístola. Não só é a Igreja em todo o mundo um corpo, mas é o corpo de Cristo, que é a Cabeça (1:21f). Ele tem, como sugere Lightfoot, a mesma relação com a igreja que em Efésios 1:10, que Ele tem para com o universo. Ele é a sua chefe, “inspirando, guiando, combinando poder de sustentação, sendo o motor da sua atividade, o centro da sua unidade, bem como a sede da sua vida.” Mas a relação é ainda mais estreita. Se, como os elementos da prova mostram-se necessários, alguém aceita a explicação de J. Armitage Robinson sobre Pleroma, o que, sem a qual qualquer coisa é incompleta (Ef, 255 m), então a igreja, em algum mistério maravilhoso, é o complemento de Cristo, para além do qual Ele próprio, como o Cristo, careceria de plenitude. Nós somos necessários por Ele, para que assim Ele possa tornar-se tudo em todos. Ele, o chefe da humanidade restaurada, o Segundo Adão, A necessidade de Sua Igreja, cumpre a unidade para a qual Ele veio na Terra realizar (compare com Stone, Christian Church, 85, 86). Ainda mais, encontramos na epístola as duas figuras da igreja como o Templo do Espírito (2:21, e a Noiva de Cristo 5:23). Sob o último encontramos a relação de casamento do Senhor com Israel, que funciona através do Antigo Testamento (Oseias 3:1-5:16, et al.) aplicada à união entre Cristo e a Igreja. O significado é o estreito laço que os une, o amor abnegado de Cristo e a auto-entrega da obediência por parte da igreja, e o objeto do presente é para que assim a igreja possa ser livre de qualquer mácula, possa ser santa e imaculada. Na figura do Templo, que é uma expansão da figura anterior em 1Co 3:16; 6:16, vemos o pensamento de um edifício espiritual, um santuário, no qual todos os diversos elementos das igrejas crescem em uma unidade compacta. Estes valores soma-se ao pensamento do apóstolo, daquele em que o propósito Divino encontra sua realização. O progresso para a satisfação é devido ao esforço combinado de Deus e do homem. “A igreja, a sociedade dos homens cristãos... é construída e ainda cresce. O empreendimento humano e a energia Divina cooperaram para seu desenvolvimento” (Westcott). Fora deste desenvolvimento doutrinário, o apóstolo desenvolve a vida prática, através da qual este propósito Divino pode encontrar a sua realização. Admitidos na comunhão da igreja pelo batismo, nós nos tornamos membros uns dos outros (4:25). É sobre essa base que ele incita a honestidade, paciência e verdade em nossas relações com os outros, e implora por gentileza e um espírito de perdão (4:25-32). Como seguidores de Deus, devemos nos manter livres de pecados que nascem do orgulho e auto-indulgência e qualquer comunhão com o espírito do mal (5:1-14). Nossa vida deve ser vivida como visando o cumprimento do propósito de Deus em todas as relações da vida (5:15 até 6:9). Tudo deve ser feitos com a armadura do soldado cristão, como convém para a luta contra os inimigos espirituais (6:10). A epístola é eminentemente prática, trazendo a importância da grande revelação da vontade de Deus para os deveres da vida quotidiana, bem como o levantamento de todas as coisas até um nível superior que encontra seu ideal e habitação de Cristo em nossos corações, dos quais podemos ser preenchidos com toda a plenitude de Deus (3:17-19)
Bibliografia
J. Armitage Robinson, St. Paul's Epistle to the Ephesians; Westcott, Epistle to the Ephesains; Abbott, “Ephesians and Colossians,” International Critical Commentary; Moule, “Ephesians,” Cambridge Bible; Salmond, “Ephesians,” Expositor's Greek Testament; Macpherson, Commentary on Ephesians; Findlay, “Epistle to the Ephesians,” Expositor's Bible; Alexander,“Colossians and Ephesians,” Bible for Home and School; Haupt, Meyer's Exeget. und krit. Kommentar; von Soden, Handcommentar; Hort, Prolegomena to the Epistles to the Romans and Ephesians; Dale, Lectures on the Ephesians.
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“O único homem chamado a pregar é aquele que não pode fazer outra coisa... Esse chamamento para a pregação pesa-lhe de tal maneira,... Que ele termina por dizer: Não posso fazer qualquer outra coisa, tenho que pregar”.
Lloyd Jones.
...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.Jo10:10
Deus quer que tenhamos vida e vida em abundancia, na saude e economicamente falando?sim claro, com toda certeza ,mas Na Bíblia existem três palavras gregas que são traduzidas como "vida". A vida Bios pode significar "saúde, sustento e dinheiro", mas a palavra usada nesse versículo é ZOÉ, que é vida espiritual. Jesus veio para dar vida ESPIRITUAL abundante, mas fica bem claro na palavra que para quem quer viver piedosamente, são reservadas aflições e perseguições.
spurgeon ainda fala..
"Que seu molho de lã fique na eira da súplica até que seja molhado com orvalho do céu".
"A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.
Sussurros que não podem ser expressos em palavras são freqüentemente orações que não podem ser recusadas".
"Entre dois males, não escolha nenhum".
"Há pecado até na nossa santidade, há incredulidade na nossa fé; há ódio no nosso próprio amor; há lama da serpente na mais bela flor do nosso jardim."
"Sussurros que não podem ser expressos em palavras são freqüentemente orações que não podem ser recusadas".
"Tal qual a cotovia, suba as as montanhas para falar com Deus e faça-o cantando".
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